Um manifesto pela beleza natural, por Iraímas.
- Iraímas
- 12 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2023
A etimologia da palavra beleza, no dicionário Grego Koiné significa Hōraios “em seu tempo, em sua harmonia, em sua hora".
Projetando a beleza em harmonia com os ciclos da natureza da vida, vemos beleza em uma criança sendo criança, em sua vivência plena de inocência e alegria constante e uma anciã sendo anciã em sua totalidade, maturidade e sabedoria. Diante dessa premissa, podemos afirmar que a beleza está em existir no tempo presente, com o mundo interno e externo nutrido fazendo com que o verdadeiramente belo se manifeste.

Foto de Rod Long via Unsplash
Verdade seja dita
A cultura atual faz o culto à juventude, precipitando o amadurecimento das crianças e estimulando os idosos a buscarem a juventude eterna, pois na era do consumo a beleza é economicamente ativa. Por conta disso somos influenciados a acreditar que devemos ter o corpo padrão, o cabelo padrão e instagramável. E com esses discursos limitados somos influenciados a buscar aceitação dentro dessa lógica da beleza padronizada. Como se fosse possível existir uma única verdade em relação à aparência.
Somos diferentes, pensamos diferente e nos sentimos bem subjetivamente de formas diferentes. Diariamente vemos nas revistas, tv e redes sociais pessoas representando a beleza "ideal" imposta pela sociedade. Alimentando um padrão de corpo, de cabelo, de roupas e até mesmo de comportamento. Infelizmente essa busca pela aceitação social abala o bem estar de qualquer pessoa que esteja fora desse padrão massificado.
Aceite-se e liberte-se...
No mundo real existe uma beleza que você deve ter em mente: não existe um corpo perfeito, o que existe é um corpo possível, resiliente e que funcione de acordo com sua idade biológica. Toda pessoa é um universo singular vivendo no seu tempo.
Existe beleza em tudo. Cada ser na Criação tem sua beleza essencial. Liberdade, autenticidade, criatividade e originalidade são expressões de nossa verdadeira beleza. A beleza está nos olhos de quem busca ver a si mesmo.
O que importa é como você se sente dentro de você.
Você se sente bem? Se a resposta for sim, ótimo! Se você não se sente, qualquer vontade de mudança deve partir da sua necessidade, não do que os outros dizem ou esperam. Tudo o que o padrão apresenta como beleza são estereótipos de perfeição quase que inalcançável.
Para Francis Hutcheson a beleza é a harmonia das diferenças. Unidade na variedade e variedade na unidade. A beleza não vem da massividade e sim da identidade que se respeita e se harmoniza muito bem.

Reescrevendo a beleza como natural.
Há uma revolução em curso que busca reescrever a beleza como natural, mais alinhada com as nossas necessidades, nossas emoções e nossas percepções.
Isso deixa para trás essa visão estática e limitada e manifesta uma apreciação de seres humanos diversos, de várias idades e culturas. Esse movimento também se distancia de produtos sintéticos e fabricados em escala industrial, feitos com ingredientes petroquímicos poluentes que agridem o nosso corpo, nossa funcionalidade e nosso meio ambiente.
O aumento do interesse em beleza natural, que reflete a auto aceitação e a consciência de fazer escolhas regenerativas. É uma mudança positiva e inspiradora. Uma alternativa valiosa sobre escolhas simples, saudáveis e ecológicas.
Obrigada por ler até aqui. Fez sentido para você? Deixe um comentário e some com essa Rede Colaborativa 👇🏾
Excelente texto e abordagem de um assunto tão modificado pela mídia. A beleza está no viver aqui e agora, e nada melhor do que produtos vindos da natureza pra Cuidar desse momento.