Comece onde está, use o que tem
- Isadora Lescano
- 7 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Já ouviu falar de Permacultura? O termo, criado por Bill Mollison e David Holmgrem na década de 1970, significa cultura permanente.

Na prática, a permacultura propõe uma forma sistêmica de conviver com a natureza, adaptada às condições locais que se vive e criando desenhos inteligentes para aproveitar os recursos ao mesmo tempo que regenera o ambiente. Formas de "permanecer" na terra e fazendo com que esta também permaneça em seu melhor estado.
Se tu pesquisar mais sobre o assunto, vai ver que já tem muita gente vivendo ao modo permacultural, por vezes em locais naturalmente exuberantes, com sistemas super funcionais e designs que parecem um sonho, de tão bonitos.

Foto: Brian Liloia (Ziggy) / Creative Commons
Isso não significa que existam condições perfeitas para se começar a praticar esse estilo de vida. Na verdade, o mais importante é começar onde você está, usando aquilo que já tem. Pois a permacultura também é uma construção e um processo de (re)aprender a fazer coisas.
Ela é um caminho para a autossuficiência e a abundância nesse Planeta, e para a regeneração dos ecossistemas. Incluindo o "ecossistema" do próprio ser humano, já que prepara as pessoas para viver de forma mais independente, dependendo cada vez menos de recursos cultivados fora de sua comunidade.
Não importa se tu está num sítio e pode bioconstruir tua casa, ou se você mora em um apartamento na cidade. Tanto faz se você pode fazer um PDC (formação em Permacultura) ou se vai ver tutoriais na internet. A condição essencial é começar a praticar. "Se não tu, quem? Se não agora, quando?"
Comments